sábado, 26 de março de 2011

Minha expressão sincera e espontânea




Olá, pessoal!

Depois de 5 meses.... Confesso que ainda não tenho muito afinco com blog.
Conversando com uma amiga sobre a minha indignação...ela me incentivou a voltar e publicar. Então, aqui estou.

Por que tem que continuar assim?

Estou cada vez mais decepcionada com a Educação.

Muitas vezes me sinto fraca e tenho a impressão que essa educação que leio nos livros, que se tem como proposta e que presenciei em seminários, palestras...é tudo utopia.  Na teoria tudo é lindo, mas na prática é uma "m".
    
Já algum tempo que não tenho o desprazer de presenciar situações onde diretores, professores, coordenadores, pedagogos, enfim, esses que se dizem educadores, contribuindo para  "jogar" na sociedade adultos revoltados e despreparados para lidar com o mundo competitivo, exigente e cheio de diferenças. 

Esses dias tenho me deparado, em algumas escolas públicas, com o comportamento incoerente de alguns "profissionais" da educação. Não é que isso não aconteça em escolas particulares, (acontece, já vivenciei) mas, nessas escolas, eles tratam os alunos menos pior, não porque na maioria das vezes amam educar, mas sim pela pressão financeira. Nenhuma escola quer perder uma mensalidade que está em média R$400,00!! E é por isso que alunos e seus respectivos pais são tratados menos pior em escolas pagas.

No mundo tudo é tão difícil, competitivo e esses formadores brincando com a preparação para o amanhã.
Muitas vezes estão estressados, com problemas particulares e descontam nos alunos, ajudando a desconstruir o pouca ou nada da educação que recebem em casa. Por que não partem para outra profissão? Por que não pedem licença para se tratarem? 

Não aguento mais esses "profissionais" da educação colocando a culpa nos alunos. Qualquer coisa o aluno é o culpado, o aluno não quer nada, o aluno, o aluno, o aluno....Ou vem com o papinho de que a família quer que a escola eduque. Então a escola não tem que estar envolvida com o processo comportamental do aluno? Isso não faz parte da educação? A escola não é transformadora?
Uma professora falou para uma adolescente: "não estou aqui para ficar educando vocês (no sentido comportamental), estou aqui para ensinar". Sei que alguns alunos são ariscos, não querem receber a educação escolar, mas isso não é motivo para berros e descompromissos. Concordo: A mãe ou o papel de mãe os alunos têm q ter, receber em casa, mas se não tiver, fazer o quê?! Escolheu ser professor?!! Então ajude esse educando, que não tem "mãe" ou um responsável em casa, com uma boa Educação, preparando-o para que saiba lidar com o mundo e construir futuramente a família que ele não teve ou não tem.

Quando decidiram ser educadores não sabiam que o salário é uma "m"?  Ficam reclamando do que recebem e fazem disso motivo para não fazerem um trabalho bem feito. Por que não estudam mais para se preparar e partir para algo que pague melhor?!   "Não deve-se ensinar mal porq o governo paga mal" - Lilian Lima.

Ficam arrumando justificativas para os gritos, para o apagador que jogam na cabeça do aluno. Os estudantes teriam que encontrar na escola, em sala de aula, adultos, profissionais que deveriam está preparando, ajudando, formando. Esses professores deveriam ser protagonistas em sala de aula, a fim de propor uma aula dinâmica, criativa, interessante. Segundo Jean Piaget “A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram." No entanto, não encontram nada disso. O que os alunos veem em sala, são adultos discutindo com crianças, se trocando com adolescentes, fazendo birra, criando situações para que os estudantes sintam-se constrangidos, restringindo o senso crítico, pois esses "educadores" não sabem lidar com perguntas, com questionamentos, com a crítica. Contribuem com a falta de estrutura que essas crianças, adolescentes/jovens não recebem em casa e nem do governo. Citando novamente Jean Piaget  "A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."

Percebo que muitos desses professores deveriam estar aposentados. Estão na ativa para ficar prejudicando os poucos que estão na luta por uma educação de qualidade. Não querem mudar o método, querem insistir em algo que foi adotado século passado. Falando nisso, me lembrei de um seminário que fui e Mário Sérgio Cortella disse: "Há diferença entre pessoas antigas e pessoas velhas...." realmente, pessoas antigas têm uma vivência que nos ajuda a crescer. Sentimos prazer em ter pessoas antigas ao nosso lado, aprendemos com elas, agora, pessoas velhas podem ter qualquer idade, pois até o dicionário diz: é ultrapassado, fora de moda; desatualizado. Quantas pessoas velhas encontramos dentro das instituições de ensino? Seja o diretor, o professor, o coordenador, o pedagogo. Nossa, este último então, nem me fala!! Já viram as caras q as pedagogas fazem?!! Meu Deus!! Parecem as "rainhas do sabem tudo!!". Quando a escola é paga, fazem aquele sorriso que não precisa ser Deus para saber que é pura aparência e ilusão, é só para os responsáveis pensarem que é bem recebido ali. No entanto, cara (o) amiga (o) pode ter certeza, na maioria das vezes, o sorriso não é verdadeiro e vc não é bem visto ali. Já presenciei/senti, várias vezes, essa "simpatia". 

Muitos precisam se aperfeiçoar, se atualizar. Existem tantas maneiras de se aprimorar, mas pra quê? É melhor ficar atrapalhando a vida dos outros. Pra que se aprimorar? E melhor continuar com o método da época que "o início do mundo ainda estava no barro". Colocar em prática desenvolvimento não é para qualquer um, além de ser trabalhoso, tem que colocar a mente para funcionar a todo vapor. 

Diante disso tudo podemos imaginar, se é que vc, como eu, já  presenciou, como fica o ambiente da escola? Nem precisa falar muito sobre isto, não é mesmo? Porque não tem como um ambiente ser bom diante de tantos desacertos.

Reconheço as jornadas absurdas de trabalho em busca de salário, reconheço quando muitas vezes assumem várias salas de aulas ao mesmo tempo devido um colega não ter comparecido ou pela falta de profissional na escola, reconheço o fato de ter que trabalhar com crianças onde seus pais não foram literalmente educados e devido a isso ter que se deparar com situações pra lá de constrangedoras, mas ainda assim nada justifica o fato de um EDUCADOR deixar de cumprir bem o seu papel, deixar de colocar em prática o objetivo da Educação que, na minha concepção, é formar HUMANOS MELHORES. E árduo? Se é! Vale a pena? Claro que vale! Porq "sempre vale a pena qdo a alma não é pequena. Quem quer passar além do bojador, tem que passar além da dor." Fernando Pessoa.

Quer ser um profissional da educação? Ah, quer ganhar pouco? Tem dificuldade em lidar com as diferenças? Dificuldade de se relacionar? Não sabe lidar com críticas? - Porque aluno fala mesmo! Não tem paciência? - Criança e adolescente têm muita criatividade e energia de sobra! A sua autoestima é mto baixa? Não lida bem com a verdade? - Principalmente na faixa etária infantil, eles são muito autênticos. Se as respostas foram negativas, cuidado. Talvez essa não seja a "sua praia".  

Temos que observar - examinar atentamente e não somente olhar, sem causar antipatia, para o ambiente escolar, para os atores escolares, para a educação de hoje. Não podemos cochilar.

Estou saturada, entristecida, como deu para perceber, com essa deseducação que já vivenciei e continuo vivenciando, mas o fato é que não consigo desistir de lutar pelos princípios e métodos da educação e do ensino, já até tentei, mas.... Quem sabe um dia deixo de lado esse "amor bandido".

Então é isso.

Companheiros e companheiras, a luta continua e não pode parar!!







"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As consequências são estas que se vê." 

Bjus


Cristina Calazans 



sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Professor


Estava navegando pela net e encontrei um blog que tem publicado vários comentários sobre o que é ser professor.
Aqui estão alguns deles:

SER PROFESSOR HOJE EM DIA É SABER COMPREENDER O OUTRO, O MUNDO QUE O CERCA E SE APROPRIAR DAS MUDANÇAS PARA MELHOR TRANSMITIR SEUS CONHECIMENTOS, AJUDANDO A CONSTRUÇÃO DE UM SUJEITO PARTICIPATIVO E CONSCIENTE. (ZENEIDE CARVALHO)
Ser professor é ser um enunciador do saber, é ser um escultor de cidadãos. Ser professor é buscar o conhecimento para poder repassar para os outros. Enfim ser professor é construir um mundo melhor, mais justo e com mais dignidade. (SUELI MARIA BOEING)
Ser professor é, acima de tudo, buscar despertar no aluno o desejo pelo aprendizado geral, preparando-o para a sociedade através das diversas formas de conhecimento na escola; é desenvolver no mesmo s capacidade de ler e entender o mundo que o cerca e ajudá-lo a desenvolver todo seu potencial como cidadão. (Juliano)
Ser professor no Rio de Janeiro não é nada disso que vocês falaram. Ser professor é trabalhar muito, ganhar mal, sofrer todo tipo de desacato, constrangimento, desrespeito, ameaças de morte e ainda por cima só ouvir críticas. Estou estudando para outros concursos e quero me livrar desse sofrimento que se chama magistério. (Lucia)
Ser professor hoje é…
* ser agredido por alunos quando diz que não é hora de conversas paralelas.
* ser agredido por seus pais (pais????kkkkk) quando chama a atenção do jovenzinho que bateu no colega a quem ele apelidou de NERD.
* ter o carro riscado porque o rapaz não alcançou a nota desejada (já que ele estava ocupado em inventar apelidos maldosos, ouvir funk ou atrapalhar a aula com gracinhas nada graciosas).
* ter que ouvir o garoto gritar na sala de aula que não vai fazer a tarefa apresentada (como se isso fosse um favor para o professor) porque o pai dela paga o seu salário (AFFFF!).
* é não ter o mínimo de recursos físicos para tentar trabalhar com nossos queridos e estudiosos jovenzinhos.
* é ouvir de uma mãe que a professora está errada porque o plural de “chapéu” é chapeis e não chapeus.
* ser cobrado (inclusive pela mãe do aluno) pela (in)disciplina do aluno, mesmo que vc não tenha qualquer ligação extra escola com a bela criaturinha.
*entre inúmeras outras situações.

Enfim…ser professor no Brasil é pura perda de tempo.
A quem interessar, procure na net o trabalho realizado por uma doutora em educação, chamada Tania Scuro, intitulada A Vitimização de Professores e a “Alunocracia” na Educação Básica.
Verão que essa conversinha sobre uma profissão linda e abençoada é pura hipocrisia.

Há de chegar o dia em que não haverá mais professores nesse país. (Letícia Ferreira)

O blog que encontrei tem mais de 40 depoimentos, mas sabe o que me mais me chamou a atenção? É que entre os 40, somente 2 não concordam com os demais. Isto me faz ter cada vez mais a certeza de que ser Professor é ter fé, fé que todo seu esforço irá valer a pena, é ter esperança, não esperança de esperar, mas de agir para construir o amanhã. É um ato de amor. É mto mais do que uma profissão, é paixão, é missão, é coração, enfim, é tudo de “bão”.

Parabéns para todos os meus colegas e profes.
Parabéns a todos os professores.  

Bjus


sábado, 2 de outubro de 2010

Reunião escolar. Bom ou ruim?!

Quando chega a hora das reuniões escolares, ouvimos: "Hum, ninguém merece!!"
 Por que será?!
Acredito que se as reuniões escolares fossem um momento de trocas de ideias para que pudesse solucionar os problemas, que estão dentro e fora da sala de aula, seria prazeroso participar. Problemas que envolvem todos os atores escolares, mas principalmente os alunos e seus respectivos professores. A educação se desenvolvem na convivência humana, mas se tratando de pais/escola, quando há participação na vida escolar do filho, infelizmente não existe convivência humana. Na teoria tudo é lindo, mas, na prática, há muita omissão por parte da equipe de gestão escolar e até mesmo dos pais que não questionam com receio das caras feias.
“A concepção de grande parte dos educadores em momento de reunião de pais é de “vingar” do aluno, pois existe a possibilidade de colocar os pais contra os filhos a partir do “arsenal” de informações negativas obtidas no decorrer do bimestre e que nesse momento é emitido para os responsáveis. Esses educadores esperam não uma melhoria e sim uma punição por parte dos pais.” Atitude como esta, dificulta o desenvolvimento do aluno. É sempre assim:: “olha, se alguém ficou para recuperação é porque os alunos conversam demais, os alunos não fazem a tarefa,...." Aí pergunto: Por que será que eles conversam demais em aula? Será que a aula é interessante? É atraente? O que se tem feito para encontrar resultados positivos? O professor deve conhecer estratégias para poder chamar a atenção do aluno. Segundo Celso Antunes “é preciso ministrar uma aula cheia de vida, emoção e dinamismo”. A partir disso, acredito que se o professor usasse das suas habilidades com emoção, com afetividade, utilizando a inteligência emocional, as coisas começariam a mudar. As reuniões deveriam discutir, coletivamente, as ações pedagógicas, sem ficar acusando e/ou colocando o aluno como o centro do problema. O processo educativo precisa seguir com grande empenho e não como um suplício.

Aqui tem mais um pouco sobre esse assunto:
http://www.educador.brasilescola.com/orientacao-escolar/a-funcao-reuniao-pais

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Para que serve a Capoeira


Vc sabe o que é a Capoeira?! Ou só ouve falar…?

Oi , pessoal!
A escola q minhas filhas estudam, aqui em Resende - RJ, aderiu à Capoeira como um opção de aula extra. No início deste ano, a minha filha mais nova (6 anos) se interessou em participar. Confesso q surgiu um PRÉ-conceito e fiquei receosa em atender ao pedido dela, pois sempre td q ouvir falar a respeito da Capoeira não condizia com a minha concepção de vida. Entretanto, fui buscar entender o q realmente é a Capoeira. Conversei com o professor sobre o ensinamento, o projeto e fui pesquisar. Descobri mtas coisas boas q mudaram a minha maneira de pensar e contribuíram para eu chegar até aki e dividir com vcs.



A Capoeira hoje funciona como suporte na educação e formação de indivíduos. Trabalha com projetos socias visando a inclusão. Proporciona ao aluno o convívio diversificado e a partir daí desenvolve a capacidade de conviver, respeitando as diferenças dos outros. “Ela tem um papel fundamental no combate contra a violência, a marginalidade, ao vício e as drogas. Atua como meio de recuperação e reintegração de pessoas à sociedade, aumento de auto-estima e, também, é empregada como terapia e filosofia de vida”. Observando tudo isto, comecei a pensar q esse esporte deveria está mais incorporado nos ambientes escolares, porq, além de fazer parte da cultura brasileira, sua prática traz vários benefícios para a mente e para o corpo. “Por meio de uma riqueza de movimentos, trabalha várias partes do corpo, melhorando o condicionamento e o controle emocional".

Descobri q, além da Capoeira contribuir para a formação global do aluno, ela é, também

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Sempre vale a pena ler Mário Quintana!!





As pessoas não estão neste mundo para satisfazer as nossas expectativas, assim como não estamos aqui, para satisfazer as dela.
Temos que nos bastar... nos bastar sempre e quando procuramos estar com alguém, temos que nos conscientizar de que estamos juntos porque gostamos, porque queremos e nos sentimos bem, nunca por precisar de alguém.
As pessoas não se precisam, elas se completam... não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida.

Mário Quintana



segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A afetividade e a auto-estima na relação pedagógica



A afetividade e a auto-estima na relação pedagógica
Especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância.

As escolas se preocupam principalmente com o conhecimento intelectual e hoje constatamos que tão importante como as idéias é o equilíbrio emocional, o desenvolvimento de atitudes positivas diante de si mesmo e dos outros, aprender a colaborar, a viver em sociedade, em grupo, a gostar de si e dos demais.
"Os alunos só terão sucesso na escola, no trabalho e na vida social se tiverem autoconfiança e auto-estima. A escola de hoje não trabalha isso", afirma Wong ao sugerir que as instituições de ensino criem cursos de psicologia comportamental em que os alunos possam aprender mais sobre si mesmos. Segundo ele, a autoconfiança só se adquire por meio de auto-conhecimento .
A educação, como as outras instituições, tem se baseado na desconfiança, no medo a sermos enganados pelos alunos, na cultura da defesa, da coerção externa. O desenvolvimento da auto-estima é um grande tema transversal. É um eixo fundamental da proposta pedagógica de qualquer curso. Este é um campo muito pouco explorado, apesar de que todos concordamos que é importante. Aprendemos mais e melhor se o fazemos num clima de confiança, de incentivo, de apoio, de auto-conhecimento. Se estabelecemos relações cordiais, de acolhimento para com os alunos, se nos mostramos pessoas abertas, afetivas, carinhosas, tolerantes e flexíveis, dentro de padrões e limites conhecidos. “Se as pessoas são aceitas e consideradas, tendem a desenvolver uma atitude de mais consideração em relação a si mesmas” .
Temos baseado a educação mais no controle do que no afeto, no autoritarismo do que na colaboração....

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Avaliação: Prêmio ou Punição?



" Avaliar é localizar necessidades e se comprometer com sua superação. Enquanto os alunos se perguntam o que fazer para recuperar a nota, os professores devem se questionar como recuperar a aprendizagem". (Celso Vasconcelos)

Em um período da faculdade me senti como o bonequinho que está inclinado. É muito triste, é angustiante. Ninguém merece!!

Muitos professores, infelizmente, usam o poder com "P" maiúsculo para aplicar a avaliação, gerando medo, desmotivação e exclusão... O abuso do poder e o uso do autoritarismo vinculados à avaliação, geram atitudes equivocadas, impulsivas que potencializam qualquer tipo de problema no processo ensino/aprendizagem e criam um imenso mal estar entre os alunos, o docente, a coordenação pedagógica e as famílias. Todos perdem!