segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Para que serve a Capoeira


Vc sabe o que é a Capoeira?! Ou só ouve falar…?

Oi , pessoal!
A escola q minhas filhas estudam, aqui em Resende - RJ, aderiu à Capoeira como um opção de aula extra. No início deste ano, a minha filha mais nova (6 anos) se interessou em participar. Confesso q surgiu um PRÉ-conceito e fiquei receosa em atender ao pedido dela, pois sempre td q ouvir falar a respeito da Capoeira não condizia com a minha concepção de vida. Entretanto, fui buscar entender o q realmente é a Capoeira. Conversei com o professor sobre o ensinamento, o projeto e fui pesquisar. Descobri mtas coisas boas q mudaram a minha maneira de pensar e contribuíram para eu chegar até aki e dividir com vcs.



A Capoeira hoje funciona como suporte na educação e formação de indivíduos. Trabalha com projetos socias visando a inclusão. Proporciona ao aluno o convívio diversificado e a partir daí desenvolve a capacidade de conviver, respeitando as diferenças dos outros. “Ela tem um papel fundamental no combate contra a violência, a marginalidade, ao vício e as drogas. Atua como meio de recuperação e reintegração de pessoas à sociedade, aumento de auto-estima e, também, é empregada como terapia e filosofia de vida”. Observando tudo isto, comecei a pensar q esse esporte deveria está mais incorporado nos ambientes escolares, porq, além de fazer parte da cultura brasileira, sua prática traz vários benefícios para a mente e para o corpo. “Por meio de uma riqueza de movimentos, trabalha várias partes do corpo, melhorando o condicionamento e o controle emocional".

Descobri q, além da Capoeira contribuir para a formação global do aluno, ela é, também
, um instrumento pedagógico q tem caráter interdisciplinar. Diante disto, o discente pode aprender com o professor de História, este fazendo o seu papel de protagonista e colocando toda a sua emoção para ensinar a história da Capoeira, (sua origem, seu povo...), a história da resistência dos negros no Brasil.... Em Geografia pode ser aprendido a correlação com os locais desta Arte marcial. A Literatura pode ressaltar a musicalidade desse jogo, seus versos e poesias. No Português pode-se contextualizar esses versos e poesias. A Matemática pode explorar a geometria encontrada em uma roda de Capoeira, a quantidade de tempos para se tocar um determinado toque. Imagina esse esporte em uma aula de Educação Física?! Sabemos q na maior parte das vezes, nesta disciplina, o professor coloca uma bola nas mãos dos alunos com uma única finalidade: Passar o tempo, lamentável isto!! Em Filosofia pode-se trabalhar a reflexão crítica, o respeito às diferenças.... Enfim, vale a pena incentivar esse esporte, essa Arte marcial, esse jogo, essa filosofia de vida!!




Ah, pra quem quer emagrecer, de acordo com as pesquisas q fiz, ela chega queimar cerca de 750 calorias por aula, q dura em torno de 1h.
Se vc quiser saber um pouco mais sobre a Capoeira, dá uma olhadinha neste site: http://www.capoeiratorino.it/historia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário