sábado, 2 de outubro de 2010

Reunião escolar. Bom ou ruim?!

Quando chega a hora das reuniões escolares, ouvimos: "Hum, ninguém merece!!"
 Por que será?!
Acredito que se as reuniões escolares fossem um momento de trocas de ideias para que pudesse solucionar os problemas, que estão dentro e fora da sala de aula, seria prazeroso participar. Problemas que envolvem todos os atores escolares, mas principalmente os alunos e seus respectivos professores. A educação se desenvolvem na convivência humana, mas se tratando de pais/escola, quando há participação na vida escolar do filho, infelizmente não existe convivência humana. Na teoria tudo é lindo, mas, na prática, há muita omissão por parte da equipe de gestão escolar e até mesmo dos pais que não questionam com receio das caras feias.
“A concepção de grande parte dos educadores em momento de reunião de pais é de “vingar” do aluno, pois existe a possibilidade de colocar os pais contra os filhos a partir do “arsenal” de informações negativas obtidas no decorrer do bimestre e que nesse momento é emitido para os responsáveis. Esses educadores esperam não uma melhoria e sim uma punição por parte dos pais.” Atitude como esta, dificulta o desenvolvimento do aluno. É sempre assim:: “olha, se alguém ficou para recuperação é porque os alunos conversam demais, os alunos não fazem a tarefa,...." Aí pergunto: Por que será que eles conversam demais em aula? Será que a aula é interessante? É atraente? O que se tem feito para encontrar resultados positivos? O professor deve conhecer estratégias para poder chamar a atenção do aluno. Segundo Celso Antunes “é preciso ministrar uma aula cheia de vida, emoção e dinamismo”. A partir disso, acredito que se o professor usasse das suas habilidades com emoção, com afetividade, utilizando a inteligência emocional, as coisas começariam a mudar. As reuniões deveriam discutir, coletivamente, as ações pedagógicas, sem ficar acusando e/ou colocando o aluno como o centro do problema. O processo educativo precisa seguir com grande empenho e não como um suplício.

Aqui tem mais um pouco sobre esse assunto:
http://www.educador.brasilescola.com/orientacao-escolar/a-funcao-reuniao-pais

2 comentários:

  1. É verdade, muitos pais acham a reunião escolar um "saco", o que é uma pena...
    Este é um momento para questionar os professores sobre o desenvolvimento de nossos filhos e, ao mesmo tempo, questionar os professores sobre o trabalho que está sendo feito com a turma e seus objetivos.
    Bom, eu gosto muito de ir as reuniões escolares de meus filhos, tenho a sensação que posso "entrar" um pouquinho no mundo escolar deles!
    Bjão, Paula
    www.cantodasimplicidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Então, o propósito seria fazer com q as reuniões não fossem "um saco"!!
    Sabe o q é pior?! É q a sensação q se tem é q a presença dos pais e nada é a mesma coisa, principalmente se for feito, pelos pais, mesmo q seja a respeito do seu próprio filho, algum tipo de questionamento. Claaaaro, se o questionamento for para ajudar a falar mal do filho, é bem vindo!! Esse tipo de pais (interessados e por isto questionador e não chatos), se quer perguntam por ele, pode reparar!!

    Bjuuus

    Adoro papear com vc!!!

    ResponderExcluir