domingo, 28 de agosto de 2011

Além da Sala de Aula

          
           Esses dias assisti  “Além da Sala de Aula” ou "Além do Quadro Negro" e fiquei impressionada com a história do filme, com a perseverança da professora que estava iniciando a sua vida profissional. Sua primeira turma foi um grande desafio. Sem a mínima estrutura física para dar aulas, alunos desmotivados, pais desinteressados, famílias desestruturada, mas aquela professora era um exemplo de educadora. Que amor que ela tinha pela Educação, quanto comprometimento. Diante de tantos desafios, lutou para levar o ensino aos alunos. Modificou o espaço físico, procurou conhecer a realidade dos alunos, buscou a participação dos pais que eram tão arredios e sem instrução. Em alguns casos, ensinou pais a serem responsáveis pelos  filhos. Além de ensinar as disciplinas, ensinou valores. Procurou novas formas de ensinar. Tentou por diversas vezes buscar ajuda através das autoridades, mas foi rejeitada, no entanto, não desistiu, fez a sua parte. Será que os educadores de hoje exercem sua função com todo esse amor?
        Outro fator muito importante que já havia pensado, discutido com algumas amigas e que o filme mostrou, foi o fato da professora ter uma família estruturada. O marido apoiava suas iniciativas. Com dois filhos pequenos, não deixava de exercer o papel de mãe. Como é importante uma família estruturada, mas, infelizmente, sabemos que essa é uma rara realidade do mundo de hoje.
Muitos educadores reclamam das famílias desestruturadas de seus alunos, mas esquecem de olhar sua própria vida, sua família, que muitas vezes não são tão diferentes das dos educandos.   Essa falta de estrutura familiar do professor contribui para mau humor dentro das salas de aulas, rispidez com alunos, trabalho mal feito, isso quando é feito. Sabemos que o sistema educacional é composto na maioria por mulheres. Mulheres = seres complicados, que trabalham com mulheres, que geralmente vem de uma família desestruturada, sem o apoio de um companheiro, que dificilmente consegue, quando tem, educar seus próprios filhos. Mulheres que lidam com a educação, que é um trabalho árduo, exige perseverança, dedicação, paciência, lucidez, mas antes de tudo isso, tem que ter muito amor. Acho que a partir disso podemos começar a imaginar um dos porquês de tantos problemas dentro de uma instituição de ensino.
            Esse filme me fez lembrar Paulo Freire. Freire revelou ao mundo uma educação para além da sala de aula, da educação formal, capaz não só de ensinar conteúdos e comportamentos socialmente esperados e aceitos, mas também capaz de conscientizar à todos. Será que os professores têm buscado essa prática?
            Ah, logo que a professora começou seu trabalho árduo, engravidou. Grávida, cheia de desafios, de obstáculos e foi até o fim. Será que existem educadores dispostos a passar por tudo isso, por amor à educação?

Esse filme é um fato verídico. 

Recomendo também “Primeiro da Classe”. Um professor com síndrome de Tourette que desafia a todos a se tornar um excelente educador. Também é inspirado em uma história verdadeira.

"Mudar é difícil, mas é possível!" Paulo Freire

Abraços

Cristina Calazans

4 comentários:

  1. Oi, Cris!
    Obrigada pela dica, vou procurar este filme para assistir.
    Já que estamos falando sobre filmes, eu indico um chamado "Entre os Muros das Escola". Trata-se de um filme francês, no qual um professor lida com uma série de conflitos em sala de aula. Muito bom!

    Bjus grandes!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela dica!!!
    Vi o trailer e me pareceu muito bom!!!

    Bjus grandes pra vc tb!!

    ResponderExcluir
  3. Cris

    Ótima análise sobre o cotidiano das professoras, realmente só podemos oferecer o que temos. Uma família bem estruturada é a base de tudo.

    Caso ainda não tenha assistido, veja o documentário Pro Dia Nascer Feliz, é uma radiografia do cotidiano de alunos e professores do Brasil.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Ei, Graça!!

    É, infelizmente, muitos problemas que presenciamos no mundo, estão relacionados a falta de estrutura famíliar.

    Obrigada por essa dica!! É mais um para minha coleção de filmes sobre educação. Gosto muito de documentários!!
    Vi o trailer e já estou providenciando para asssitir!!!

    Um forte abraço

    ResponderExcluir