quinta-feira, 14 de julho de 2011

Pais: Iniciativa, Solidariedade

   
            Basta apenas o primeiro passo, a primeira tomada de decisão, para começar a dar certo.
Percebo que os pais que têm condições de ajudar, de contribuir com a escola pública, não contribuem devido ao pensamento egoísta (não é meu, não é só meu, meu filho não ficará usufruindo, não é responsabilidade minha, é do governo...), deixam de lado muitas oportunidades para melhorar a estrutura educacional pública.
Pensando no inverno do Rio Grande do Sul que é intenso e dura cerca de quatro meses, pensando na importância que o espaço físico escolar contribui para a aprendizagem, nos propusemos (eu e meu marido) doar um aquecedor para colocar na sala em que minha filha do 2º ano do fundamental I estuda. Alguns pais ouviram a proposta e se prontificaram em ajudar. A turma tem trinta alunos e sabemos que não serão todos os pais que irão contribuir, uns por não terem condições financeiras e outros..., bom, cada um com seus motivos, mas o que importa é que alguns se manifestaram e isto já basta, pois, quando fizemos a nossa proposta, não tivemos a ideia de pedir e sim de sermos solidários. Nesse momento, na escola das crianças, me fez lembrar o gasto que temos com escolas articulares. Fora a mensalidade, pagamos horrores por qualquer coisa, porque na escola particular "pagamos até para que os nossos filhos respirem".   A maioria dos pais não quer ter trabalho, logo, quem tem dinheiro, é melhor pagar e pronto! É muito mais fácil! Sendo assim, muitos pais preferem a escola privada para não precisar ter preocupação com os filhos ou com qualquer problema em prol deles, seja na estrutura da escola ou no ensino complementar, não que esta preocupação não tenha que existir na escola privada, mas, sabendo-se que a particular oferece um ensino mais amplo, “não precisa”. Não precisa, também, se preocupar em comprar aquecedor, ventilador, fiscalizar com mais intensidade etc.. Ainda assim, na minha concepção, é mais prazeroso investir em uma estrutura do que em uma só pessoa.
            A partir do momento que os pais fazem algo pela escola, passam a colaborar com a sociedade, passam a ser vistos como pais interessados, que não estão ali somente para cobrar e sim para ajudar a melhorar a educação num todo, isso reflete no relacionamento escola/família, na aprendizagem dos educandos e, como sabemos, esse relacionamento é importantíssimo no desenvolvimento intelectual e moral. Não podemos esquecer que “a escola tem sua metodologia e filosofia para educar uma criança, no entanto, ela necessita da família para concretizar o seu processo educativo.” (Parolin, 2005, p. 99)
Não podemos ficar somente criticando, se resolvemos optar pela escola pública, seja por motivos financeiros ou por direito adquirido, não podemos virar as costas e não fazer absolutamente nada. Fazer da escola um depósito de crianças/adolescentes, basta? Assim não vamos alcançar a qualidade no ensino. Imagina se alguns pais fossem até a professora e perguntassem para ela: O que a senhora precisa para colocar o seu trabalho, o seu projeto em andamento? Professores que ganham uma miséria e muitas vezes têm que tirar o dinheiro do próprio bolso para conseguir colocar em prática o seu trabalho, estes, acredito, trabalhariam com muito mais prazer sabendo que alguém está ali para apoiá-los.                                               
Importante ressaltar que o aquecedor não será retirado da sala, esta foi uma preocupação da direção: “Se doarem o aquecedor não poderão retirar da sala”. Segundo a diretora, ano passado, fizeram uma doação de uma geladeira e quiseram que a geladeira acompanhasse o filho no ano seguinte, ou seja, o filho mudou de sala, a geladeira muda também. Nem pensar, né, gente! A doação não deve ser feita para o filho e sim para a escola. O filho irá usufruir, mas se mudar de sala no ano seguinte, o que é provável, contribui-se novamente.
Então é isso, tome a iniciativa, seja solidário!
Alguém vai te olhar, perceber e acompanhar a sua luta, a sua ideia.
Pais, contribuam, participem da escola do seu filho, principalmente se ela for Pública!!

Vamos indo!!
            Abraços
                                                  Cristina Calazans
 




 Imagens:
http://sejasolidariobelem.blogspot.com
http://pointnoalvo.blogspot.com

6 comentários:

  1. Cara Cristina

    Que gesto bonito o de vocês! Parabéns!

    Tens razão ao destacar a importância da participação dos pais no cotidiano escolar, isso é tudo o que nós professores mais desejamos, pois assim o processo educativo seria completo.

    A realidade da escola pública é caracterizada pela ausência e pela carência. Nós professores e nem sempre temos os recursos básicos, tendo que tirar do minguado salário,o dinheiro para comprar o que nos falta.

    Trabalho em um escola que a diretora alega não ter verbas para xerocar testes e até mesmo provas, tenho que pagá-las do meu próprio bolso. Já escrevi uma carta aberta ao governador e ao secretario de educação e nada aconteceu! Ninguém liga para os alunos e para os professores da rede pública de ensino. Por isso é que estamos em greve, pois não suportamos mais tanto descaso.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa!
    São esses pequenos gestos que fazem a diferença, pois atitudes falam mais que mil palavras, já dizia aquele velho ditado.
    Aqui em minha região os alunos sofrem por conta do calor intenso que dura praticamente o ano todo e seria uma solução adquirir ar condicionados, fazendo bingos, entre outras formas que uma escola pública tem para arrecadar dinheiro, pena que existe um problema com relação a isso, que seria a manutenção dos mesmos que sairia muito caro, sabendo-se que o repasse do governo que vem para a escola não abarcaria tamanho investimento (além do vandalismo e frequentes roubos vivenciados pela escola), mas se tivéssemos pais, funcionários e a comunidade envolvidos com certeza conseguiríamos climatizar as salas de aula possibilitando uma estadia mais aconchegante para os alunos.
    Abraço...
    Johnny Cunha

    ResponderExcluir
  3. Fico me perguntando: Por que as pessoas não participam, não contribuem? É tão difícil assim?
    O mundo está cada vez mais egocêntrico!!
    A maioria das pessoas só se "preocupam" com o próximo, quando se trata de assuntos irrelevantes!! Como, por exemplo, como vive, quanto ganha, o que faz.... Agora, quando se trata do que precisa, ihhhh, aí cai no esquecimento!! Ôh, tristeza!!!
    Avisa pra Carol que tenho lembrado do texto que ela postou no blog de vcs sobre a amizade. Tenho presenciado tanta coisa.... Lamentável!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Ei, Graça!!

    Ajudar é o mínimo que devemos fazer, não é mesmo?!
    Se todos pensassem em ajudar um pouquinho, estaríamos presenciando muito mais prazer em ensinar e aprender.
    Em um dos períodos da minha faculdade, uma amiga de turma chegou falando que tirava do bolso materiais de higiene para as crianças em sua sala de aula e que dava até vontade de comprar roupas para alguns alunos, pois as condições eram muito precárias. A meu ver, quem tem amor pela Educação, não dá para ficar parado, não!! Temos que nos movimentar, ajudar, contribuir, fazer alguma coisa!!!
    Às vezes, presencio pais que têm condições e não estão nem aí, só usam a escola depositando seus filhos lá e deu!! Infelizmente!!

    Um forte abraço

    A gente se fala!!

    ResponderExcluir
  5. Só posso dizer parabéns! Você e o Alex são maravilhosos mesmo!!!

    Sobre a matéria, as escolas públicas, assim como todos os prédios públicos, são propriedades nossas também. Somente quando as pessoas entenderem que aquilo que é "do governo" também é nosso, cuidem melhor!

    Parabéns mais uma vez!!!
    Muitos beijos!!!

    Paula
    www.cantodasimplicidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ei, Paulinha!!
    Obrigada!!

    Não é somente na escola, mas o mundo está mais ou menos assim: Isto aqui é meu e isso aí é seu, não tem nada nosso, ninguém faz nada por ninguém, a não ser que se tenha interesses ou retribuições e olhe lá!!

    Obrigada mais uma vez!!

    Saudades!!

    Bjão

    ResponderExcluir