domingo, 19 de junho de 2011

Falta Comprometimento

Estava lendo uma matéria no jornal O Dia e lembrei....
Assim que chegamos aqui em Alegrete resolvemos, devido ao pouco tempo que vamos ficar na cidade (menos de um ano), colocar as nossas filhas em uma escola pública.               Visto que a maioria das pessoas da cidade indicava a Escola Demétrio Ribeiro como a “melhor”, resolvemos (eu e meu marido) matriculá-las nesta escola. 
Desde que começaram as aulas, já passamos por muitos desafios, mas resolvemos não tirar as nossas filhas de lá porque sempre temos a esperança que tudo irá ser resolvido, que não podemos fugir dos problemas, pois quem está em busca de uma educação de qualidade não pode dar as costas para os problemas que surgem na educação, tem que procurar resolver, mesmo com muitos incômodos. Surgem problemas atrás de problemas (alguns já coloquei aqui no blog). O fato mais recente que enfrentei foi  parecido com o que li esses dias no O Dia Online – Rio:
 “A briga aconteceu porque Cristiane foi à escola há dias pedir providências porque seu filho foi apelidado de "Gordo" pelos colegas de sala de aula. A mãe foi até a direção da escola e pediu providências. No entanto, a decisão tomada foi pela transferência de colégio do menino, o que deixou irritada a mãe da criança.”
Comparando o fato que aconteceu comigo com a reportagem, uma das diferenças foi que não agredi a coordenadora. Quem me conhece sabe que sou de reivindicar, de resolver os problemas, mas sem ataque físico ou moral, porém a vontade foi grande de dar nela, aaah, foi!! Afinal de contas, não sou de ferro!! Se vontade não fosse uma coisa que dá e passa e se eu não soubesse que poderia ser processada por partir pra cima dela, não sei o que seria. A própria colega da coordenadora, que é profissional, porque me ouviu com seriedade, também estava na sala e quando teve uma oportunidade falou: “Nossa, pensei que você fosse avançar nela” e eu disse: "vontade não faltou".
O acontecimento se deu porque uma menina da sala da minha filha mais velha (12 anos) xingou ela de “puta” sem o menor sentido, passou o bilhete para outra colega.... Na escola, o histórico da menina que originou a afensa é de que ela parte para brigas com os colegas, com ela não tem diálogo. A minha filha sabendo disto, quando soube do bilhete que a ofendia, procurou a diretora e a entregou o bilhete, porém a diretora não tomou as providências, passsaram-se quase duas semanas e nada. Então tive que ir à escola, maaaais uma vez,  para saber porque ainda não tinha sido tomada as devidas providências, por que ainda não tinham chamado as duas para conversar?  
Uma das coordenadoras, ao entrar na sala que eu estava, começou com cinismo e deboche com a minha cara e disse, pela segunda vez, que era para procurarmos outra escola.... O que eu pude “dizer” pra ela, eu disse: “Você é cínica, debochada, irresponsável, não tem o mínimo de profissionalismo e, além disso, é incapaz de resolver problemas, ao invés de resolver, prefere dizer para os pais que retirem seus filhos da escola..." e daí por diante.
Acontece que quando encontra-se pessoas que não consegue se controlar a fim de não agredir ou que não sabem como funciona a Lei, o resultado é esse da matéria.
A meu ver, esses “profissionais”, como já disse em outro post, estão dentro das escolas para prejudicar os que querem uma educação de qualidade.  
Os professores gostam muito de falar: Os pais não procuram saber dos filhos na escola, no entanto, quando vão procurar saber, são tratados com deboches, cinismos, desconsideração, falta de respeito pelos que deveriam estar lá para ajudar e não para atrapalhar o processo educativo.   
O que está faltando é comprometimento tanto dos profissionais da educação como dos pais. Os profissionais da educação têm que, literalmente, lidar com a Educação. Professores têm que procurar se atualizar, muitos têm anos de magistério, de carreira, pensam que já sabem tudo, agem como se não precisassem de mais nenhum conhecimento. Vejam só: A professora da minha filha mais nova, disse na reunião do início do ano que tem mais de 20 anos de profissão, que irá continuar com o mesmo sistema de todos esses anos, não é a favor de métodos novos... imagina como fiquei, ouvindo isso na primeira reunião escolar?  Ela alfabetiza desde o século passado e quer continuar alfabetizando do mesmo jeito, como se não existisse evolução. Esse foi o primeiro desafio que enfrentei. 
Os gestores precisam estar mais presentes e atuarem com liderança. Orientadores/coordenadores precisam ser profissionais quando os pais vão à escola para saber de seus filhos. Quanto aos pais, não podem fazer das escolas depósitos de crianças e adolescentes deixando de lado a vida escolar dos filhos, deixando de cobrar o ensino que merecemos presenciar e que nossos filhos merecem receber. Os pais precisam estar atentos, precisam ir à escola questionar o que falta, saber o porquê dos problemas que surgem, precisam fiscalizar.
            Agora dei um tempo de levar as crianças, tenho que pegar fôlego, quem está indo levar as meninas todos os dias é meu marido. Todos os dias ele vai fiscalizar se a professora da minha filha mais nova, que está no 2º ano do ensino fundamental I, está indo dar aulas, pois ela estava deixando uma estagiária de 17 anos que está terminando o curso do ensino de nível médio para formação de professores primários, sozinha, em sala de aula, ensinando para as crianças que antes de Pedro Álvares Cabral vir para o Brasil ele estava indo para a China. É cara (o) amiga (o), “né brinquedo não!”, é isso mesmo que você “ouviu”, Cabral estava indo para a China, acredita nisso?!! Quando peguei o caderno da minha filha para estudar com ela, achei que minha filha tinha entendido errado ou tinha escrito errado, mas ela dizia pra mim: “Não mãe, a profe disse assim mesmo...”. Claro que o maior erro aí não foi da estagiária e sim de quem não fiscalizava o trabalho dela. Esse foi mais um problema que já foi resolvido e que está sendo fiscalizado.
Tenho que confessar que a luta é grande, o desgaste é enorme, temos que pegar firme com as crianças aqui em casa também, pois o conteúdo não é muito problematizado nas aulas e por isto entendo quando os meus amigos preferem trocar seus filhos de escola ou colocá-los em uma particular. Pensamos, e não foi somente uma vez, voltar as nossas filhas para a escola particular, mas pensamos também: Problemas nós temos, mesmo nas escolas particulares, por que elas não podem receber uma educação de qualidade na escola pública, visto que também pagamos por ela? Tenho que confessar, também, que o gosto da vitória é maior ainda, vale a pena!!
Quando sairmos daqui de Alegrete, estamos fortalecendo a ideia de continuar na luta, ou seja, não tirá-las de escola pública (isso se a gente conseguir ficar vivo até lá rsrsrs), brincadeiras à parte, esta nossa decisão está se fortalecendo porque, apesar de todos esses aborrecimentos, estamos conseguindo alcançar o que todos nós merecemos, ou seja, um tratamento e um ensino digno para as nossas filhas.

A matéria está aqui:


Um abraço bem apertado e a luta continua companheiros (as)!!!

Cristina Calazans

7 comentários:

  1. Cristina
    Adorei o seu texto. Parabéns pelo blog e por sua atuação em defesa da escola pública. Você é exemplo a ser seguido por todos os pais.

    Como professora agradeço seu o apoio à escola pública, somente com a participação de toda a sociedade vamos conseguir uma educação pública de qualidade.

    Fiquei fã do seu blog e já o estou divulgando.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Ei, Graça!!

    Seja bem vinda aqui no meu blog!!
    Obrigada, você, pelo apoio!!
    Também fiquei fã do seu blog e já estou por lá!!
    Você tem razão, a escola pública pede socorro (S.O.S)e não podemos desanimar, temos que lutar pelo que é direito nosso!!
    Volte sempre!!

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga, mais um batalha na escola das meninas, hein? Meu Deus!
    Acho que você está agindo corretamente insistindo em deixar suas filhas na instituição, sinceramente, não sei se teria a mesma paciência. Bato palmas pra sua atitude!
    Bato palmas pro seu texto!

    Um beijo grande!!!

    ResponderExcluir
  4. Ei, minha querida!!
    "né brinquedo não!!" A luta é árdua, mas a vitória tem sabor de chocolate!! Huummm rsrsr Vai valer a pena, ou melhor, já está valendo!! Estamos satisfeitos, por enquanto, até aparecer o próximo desafio!!
    Obrigada pelo apoio!!
    Ah, desculpe pelo comentário enooorme que fiz no seu blog. A Natalia me disse: Mãe, era pra fazer um PEQUENO comentário!!!". rsrsrs
    Mas é que eu "gostio mutio" de escrever e daí.... Ah, mais uma coisa, como vc deixou escapar o "saMduba"? rsrsr Da próxima vez pode corrigir, ok?! Porq "a pressa é inimiga da perfeição"!!
    Um bju grande pra vc também!!

    ResponderExcluir
  5. Hum... "sabor de chocolate" foi ótimo!
    Quanto ao comentário no meu blog, eu amei! Parecia que você estava relatando meu dia a dia, exceto pelo "sulfato de selênio" que eu não conhecia e pelo "neurótica por organização e limpeza" que eu não sou! rsrsrsrs
    Já o "samduba", fica por isto mesmo, num comentário tão legal, este pequeno detalhe tornou-se sem importância!
    Saudades!
    Bjim, Paula
    www.cantodasimplicidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente parabéns! Essa é a realidade de muitas escolas públicas em nosso país, mas não desanime, pois maus profissionais existem em todas as profissões e não é por causa deles que devemos parar de lutar por uma educação pública de qualidade. Não pude me conter ao saber que Pedro Álvares Cabral estava indo para China... rs
    Johnny Cunha

    ResponderExcluir
  7. Ei, Johnny! Ei, Carol!
    Q bom ver vcs por aqui!!
    É, apesar da vontade ser grande, não podemos desistir!! A luta é grande, mas vamos seguindo e buscando em Deus sabedoria para lidar com os desafios.
    Confesso que, às vezes, fico louca para voltar as minhas filhas para a escola particular, mas quando vejo a resposta da nossa luta, desisto da ideia. Hoje mesmo a minha filha mais nova chegou em casa com uma nova proposta pedagógica que a profe dela ainda não tinha adotado. Me deu uma sensação de alívio e fiquei muito feliz.
    Ah, em relação a China, quem sabe Cabral passou por lá e só avisou a ela!! rsrsrs
    Vamos indo!!
    Obrigada pela visita!!
    Apareçam!!
    Abrçs

    ResponderExcluir