segunda-feira, 5 de julho de 2010

Tecnologia e Metodologia



Para que tanta tecnologia se a metodologia continua a mesma?! Claro que ajuda, mas não é o fator principal, e muitas vezes nem é necessário.
Muitos professores colocam a culpa do desenvolvimento de suas aulas na falta da tecnologia: "Na escola, na sala de aula, não tem isso ou aquilo..."
Costumo afirmar que o que falta é adquirir a pedagogia da "vontade", acreditar na capacidade do aluno e na possibilidade de transformação.
Parafraseando a música de Renato Russo, Celso Vasconcelos afirma:
Ainda que eu participasse da construção do Projeto Político-Pedagógico minha instituição, que ajudasse a construir o Quadro de Saberes, ainda que participasse de seminários e congressos, fizesse pós-graduação, ainda que trabalhasse com um currículo não-disciplinar, com projetos ou temas geradores, criasse dispositivos pedagógicos inovadores, ainda que tivesse alunos com necessidades educativas especiais, ainda que fizesse trabalho voluntário, ainda que não trabalhasse mais com a reprovação como alternativa...
Se não mudasse a postura, se não acreditasse que um outro mundo —onde todos tenham lugar— é possível, se não estivesse profundamente convencido de que todo ser humano é portador de uma dignidade inalienável, que todo ser humano é capaz de aprender, se não procurasse estar inteiro naquilo que faço, se não acolhesse cada aluno em sua singularidade e complexidade, se não me comprometesse com produção de um currículo que favorecesse a efetiva aprendizagem, desenvolvimento humano e a alegria crítica (docta gaudium) de todos, enfim, se não tivesse amor, eu nada seria como pessoa, como cidadão e como educador!

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