O currículo deveria ser,
para muitos educadores, globalizado, eficaz, flexível. Porém, para grande parte
dos profissionais da educação, se torna utopia um currículo assim. Preparar
um currículo que abranja os atores escolares (Profissionais da educação, alunos
e comunidade), dinâmico, eficiente, um currículo que atraia a comunidade
escolar para que juntos trabalhem para a formação humana, que seja visto como
um instrumento de melhoria no ensino é um desafio muito grande, mas não penso
que seja impossível.
Acredito na frase que
tem por aí: “A empresa é a cara do dono”. Também concordo com Moran quando ele
diz: "O que é essencial para ter uma escola diferenciada? Uma boa escola
começa com um bom gestor. Muitos excelentes professores são maus gestores,
administradores. O bom gestor é fundamental para dinamizar a escola, para
buscar caminhos, para motivar todos os envolvidos no processo.” (MORAN, J.M)
Por isso, a meu ver, é a partir do gestor que tudo começa. Quando o gestor é participativo, flexível, eficiente, dificilmente o currículo deixará de ter essas características.
Por isso, a meu ver, é a partir do gestor que tudo começa. Quando o gestor é participativo, flexível, eficiente, dificilmente o currículo deixará de ter essas características.
O gestor é quem “chama”
os profissionais da “sua” instituição a fim de que conheçam seus alunos e sua
comunidade. O gestor, juntamente com sua equipe escolar, atrai os outros atores
escolares. Assim se começa a pensar em um
currículo que tenha base para os que irão ensinar e para os que irão aprender.
Que possua elementos que abranja o convívio social dentro e fora da escola. Um
currículo formulado em vista das dificuldades e das necessidades dos
destinados. Que respeite as várias culturas, costume, crenças, tendo em vista
que a escola é um lugar de formação e transformação social.
Para a escola de
hoje possuir um currículo que seja indicador do processo ensino-aprendizagem, é
necessário que a equipe gestora se preocupe com o que ensinar e como ensinar, cabe
um trabalho efetivo do gestor junto à coordenação pedagógica da escola junto
aos professores. O currículo escolar e a prática pedagógica da escola devem
constituir o centro das preocupações da equipe gestora.
Com muito mais facilidade
encontra-se "gestor ou diretor onipotente, detentor exclusivo da autoridade
pedagógica e administrativa na escola", que centraliza o comando. Dificilmente
encontra-se um gestor participativo, descentralizador. Raramente encontra-se
um gestor que tenha disposição para construir um currículo fora dos muros da
escola. Para isso seria necessário que o gestor e sua equipe se envolvessem no
contexto social e real dos envolvidos.
Se for preciso
construir um currículo articulado, flexível, participativo, descentralizador,
eficiente é necessário ter um gestor com essa mesma “cara”.
Abçs
Cristina Calazans