sábado, 26 de março de 2011

Minha expressão sincera e espontânea




Olá, pessoal!

Depois de 5 meses.... Confesso que ainda não tenho muito afinco com blog.
Conversando com uma amiga sobre a minha indignação...ela me incentivou a voltar e publicar. Então, aqui estou.

Por que tem que continuar assim?

Estou cada vez mais decepcionada com a Educação.

Muitas vezes me sinto fraca e tenho a impressão que essa educação que leio nos livros, que se tem como proposta e que presenciei em seminários, palestras...é tudo utopia.  Na teoria tudo é lindo, mas na prática é uma "m".
    
Já algum tempo que não tenho o desprazer de presenciar situações onde diretores, professores, coordenadores, pedagogos, enfim, esses que se dizem educadores, contribuindo para  "jogar" na sociedade adultos revoltados e despreparados para lidar com o mundo competitivo, exigente e cheio de diferenças. 

Esses dias tenho me deparado, em algumas escolas públicas, com o comportamento incoerente de alguns "profissionais" da educação. Não é que isso não aconteça em escolas particulares, (acontece, já vivenciei) mas, nessas escolas, eles tratam os alunos menos pior, não porque na maioria das vezes amam educar, mas sim pela pressão financeira. Nenhuma escola quer perder uma mensalidade que está em média R$400,00!! E é por isso que alunos e seus respectivos pais são tratados menos pior em escolas pagas.

No mundo tudo é tão difícil, competitivo e esses formadores brincando com a preparação para o amanhã.
Muitas vezes estão estressados, com problemas particulares e descontam nos alunos, ajudando a desconstruir o pouca ou nada da educação que recebem em casa. Por que não partem para outra profissão? Por que não pedem licença para se tratarem? 

Não aguento mais esses "profissionais" da educação colocando a culpa nos alunos. Qualquer coisa o aluno é o culpado, o aluno não quer nada, o aluno, o aluno, o aluno....Ou vem com o papinho de que a família quer que a escola eduque. Então a escola não tem que estar envolvida com o processo comportamental do aluno? Isso não faz parte da educação? A escola não é transformadora?
Uma professora falou para uma adolescente: "não estou aqui para ficar educando vocês (no sentido comportamental), estou aqui para ensinar". Sei que alguns alunos são ariscos, não querem receber a educação escolar, mas isso não é motivo para berros e descompromissos. Concordo: A mãe ou o papel de mãe os alunos têm q ter, receber em casa, mas se não tiver, fazer o quê?! Escolheu ser professor?!! Então ajude esse educando, que não tem "mãe" ou um responsável em casa, com uma boa Educação, preparando-o para que saiba lidar com o mundo e construir futuramente a família que ele não teve ou não tem.

Quando decidiram ser educadores não sabiam que o salário é uma "m"?  Ficam reclamando do que recebem e fazem disso motivo para não fazerem um trabalho bem feito. Por que não estudam mais para se preparar e partir para algo que pague melhor?!   "Não deve-se ensinar mal porq o governo paga mal" - Lilian Lima.

Ficam arrumando justificativas para os gritos, para o apagador que jogam na cabeça do aluno. Os estudantes teriam que encontrar na escola, em sala de aula, adultos, profissionais que deveriam está preparando, ajudando, formando. Esses professores deveriam ser protagonistas em sala de aula, a fim de propor uma aula dinâmica, criativa, interessante. Segundo Jean Piaget “A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram." No entanto, não encontram nada disso. O que os alunos veem em sala, são adultos discutindo com crianças, se trocando com adolescentes, fazendo birra, criando situações para que os estudantes sintam-se constrangidos, restringindo o senso crítico, pois esses "educadores" não sabem lidar com perguntas, com questionamentos, com a crítica. Contribuem com a falta de estrutura que essas crianças, adolescentes/jovens não recebem em casa e nem do governo. Citando novamente Jean Piaget  "A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."

Percebo que muitos desses professores deveriam estar aposentados. Estão na ativa para ficar prejudicando os poucos que estão na luta por uma educação de qualidade. Não querem mudar o método, querem insistir em algo que foi adotado século passado. Falando nisso, me lembrei de um seminário que fui e Mário Sérgio Cortella disse: "Há diferença entre pessoas antigas e pessoas velhas...." realmente, pessoas antigas têm uma vivência que nos ajuda a crescer. Sentimos prazer em ter pessoas antigas ao nosso lado, aprendemos com elas, agora, pessoas velhas podem ter qualquer idade, pois até o dicionário diz: é ultrapassado, fora de moda; desatualizado. Quantas pessoas velhas encontramos dentro das instituições de ensino? Seja o diretor, o professor, o coordenador, o pedagogo. Nossa, este último então, nem me fala!! Já viram as caras q as pedagogas fazem?!! Meu Deus!! Parecem as "rainhas do sabem tudo!!". Quando a escola é paga, fazem aquele sorriso que não precisa ser Deus para saber que é pura aparência e ilusão, é só para os responsáveis pensarem que é bem recebido ali. No entanto, cara (o) amiga (o) pode ter certeza, na maioria das vezes, o sorriso não é verdadeiro e vc não é bem visto ali. Já presenciei/senti, várias vezes, essa "simpatia". 

Muitos precisam se aperfeiçoar, se atualizar. Existem tantas maneiras de se aprimorar, mas pra quê? É melhor ficar atrapalhando a vida dos outros. Pra que se aprimorar? E melhor continuar com o método da época que "o início do mundo ainda estava no barro". Colocar em prática desenvolvimento não é para qualquer um, além de ser trabalhoso, tem que colocar a mente para funcionar a todo vapor. 

Diante disso tudo podemos imaginar, se é que vc, como eu, já  presenciou, como fica o ambiente da escola? Nem precisa falar muito sobre isto, não é mesmo? Porque não tem como um ambiente ser bom diante de tantos desacertos.

Reconheço as jornadas absurdas de trabalho em busca de salário, reconheço quando muitas vezes assumem várias salas de aulas ao mesmo tempo devido um colega não ter comparecido ou pela falta de profissional na escola, reconheço o fato de ter que trabalhar com crianças onde seus pais não foram literalmente educados e devido a isso ter que se deparar com situações pra lá de constrangedoras, mas ainda assim nada justifica o fato de um EDUCADOR deixar de cumprir bem o seu papel, deixar de colocar em prática o objetivo da Educação que, na minha concepção, é formar HUMANOS MELHORES. E árduo? Se é! Vale a pena? Claro que vale! Porq "sempre vale a pena qdo a alma não é pequena. Quem quer passar além do bojador, tem que passar além da dor." Fernando Pessoa.

Quer ser um profissional da educação? Ah, quer ganhar pouco? Tem dificuldade em lidar com as diferenças? Dificuldade de se relacionar? Não sabe lidar com críticas? - Porque aluno fala mesmo! Não tem paciência? - Criança e adolescente têm muita criatividade e energia de sobra! A sua autoestima é mto baixa? Não lida bem com a verdade? - Principalmente na faixa etária infantil, eles são muito autênticos. Se as respostas foram negativas, cuidado. Talvez essa não seja a "sua praia".  

Temos que observar - examinar atentamente e não somente olhar, sem causar antipatia, para o ambiente escolar, para os atores escolares, para a educação de hoje. Não podemos cochilar.

Estou saturada, entristecida, como deu para perceber, com essa deseducação que já vivenciei e continuo vivenciando, mas o fato é que não consigo desistir de lutar pelos princípios e métodos da educação e do ensino, já até tentei, mas.... Quem sabe um dia deixo de lado esse "amor bandido".

Então é isso.

Companheiros e companheiras, a luta continua e não pode parar!!







"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As consequências são estas que se vê." 

Bjus


Cristina Calazans